top of page
backdrop.png

A HISTÓRIA DE CONSTRUÇÃO SOCIAL DA SANTA LUZIA - URUGUAI

A Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, é uma instituição de utilidade pública municipal, estadual e federal sem fins lucrativos e foi criada em 1989. Com o objetivo de organizar os moradores para lutarem pela garantia de direitos básicos, tais como: Moradia, Saneamento Básico, Educação, Saúde e Lazer para atender a comunidade, principalmente CAJ’s (Crianças, Adolescentes e Jovens), além dos filhos de trabalhadores (as) que não eram contemplados pelo ensino público da comunidade, que só atendia da 1º a 4º serie.

As atividades da Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia começaram a ser desenvolvida num espaço ocupado pelos moradores, onde anteriormente funcionava a AMESA - Alagados Melhoramento AS, criada em 07 de maio de 1975 pelo decreto 21.302/69, com intuito de promover a elaboração do Plano de Melhoramento dos Alagados, que tornava inadequada e sem mobiliário da nossa Instituição e as constantes melhorias permitiram a comunidade perceber o trabalho desenvolvido e valoriza-lo.

Assim, deixa de ser apenas uma associação a mais configurando-se como um espaço que busca complementar a falta de políticas publica, educacional, social e comunitária da Península de Itapagipe e da Cidade de Salvador.  A Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, tenta ser também um espaço diferente e mais adequado as necessidades e a valorização da cultura das camadas populares, em especial da comunidade do Bairro do Uruguai.

 

Por esses contextos que a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, faz parcerias com alguns órgãos do Estado e Município entre eles a Secretaria Municipal de Educação - SMED, a Secretaria de Trabalho Emprego e Renda e Esporte – SETRE que com o Programa Qualifica Bahia, busca contribuir com a formação de cidadãos comprometidos com a realidade social e econômica da sua localidade.

bottom of page